A CORAGEM DE QUEIMAR OS NAVIOS

08 Nov 2022

A CORAGEM DE QUEIMAR OS NAVIOS

  • Em Artigos
  • (671) Visualizações

A CORAGEM DE QUEIMAR OS NAVIOS


 


Conta-se que um general chamado Agátocles, tinha uma missão praticamente impossível: INVADIR CARTAGO



Cartago era uma cidade localizada no mar mediterrâneo, era cercada de muros, e para sua entrada existia apenas um acesso. Era uma verdadeira fortaleza marítima, e para invadí-la precisaria muito mais do que bons guerreiros, era necessário um plano de guerra.



A cidade tinha a fama de ser blindada, impossível de ser invadida. Vários exércitos tentaram conquistá-la e foram derrotados. O general Agatocles percebeu que para conquistar essa cidade seria necessárias estratégias atípicas, pois seu próprio exército duvidava que era possível invadí-la. O soldados obedeceriam suas ordens, mas não acreditavam que conseguiriam vencer.


Ao chegarem na baía de Cartago, o general chamou seus capitães e subordinados e ordenou:


" Queimem os navios!”  Aos poucos, cada navio foi se destruindo pelas chamas. Ao mesmo tempo, a esperança de retorno dos soldados também. Sem os navios, seria impossível recuar. Não poderiam voltar! O exército entendeu que só existiam duas opções: CONQUISTAR OU MORRER. Ou eles venciam a batalha contra Cartago, ou seriam derrotados na Baía, sem ter um meio de fuga. Os soldados se posicionaram como guerreiros, lutaram e, pela primeira vez na história, um exército tomou Cartago. 


Os navios eram a possibilidade de fuga, eram o plano B, eram aquela opção que pegamos quando não somos corajosos o bastante para enfrentar nossos medos. Queimá-los, foi eliminar a possibilidade de retroceder. Não havia outro plano! Não havia outra possibilidade de caminho!


Elizeu fez algo semelhante, ao ser chamado para seu ministério, ele estava lavrando a terra e tocando 12 juntas de bois e Elias passou por ele e lançou-lhe a sua capa. (1Rs 19:19) Elizeu, ao se dar conta da proposta que recebera, percebeu que sua vida mudaria radicalmente, lavrar a terra não faria mais sentido, pois ele seria o porta-voz de Deus ao povo. Ele seria o PROFETA de ISRAEL.


E o que ele faz? Ele se despede dos pais, mata os bois que aravam suas terras, faz uma fogueira com as carroças que puxavam o gado. E faz um grande “churrasco” para dar ao povo. Ele come e então se levanta e segue Elias. (1 Reis 19:20,21) Elizeu eliminou qualquer possibilidade de voltar! Assumir seu chamado era a única opção. Nada era mais importante, não havia outra porta, não havia outro caminho. Sua entrega foi tamanha que ele não teve dúvidas.


Por vezes deixamos escapes, caminhos alternativos porque não estamos seguros na direção que andamos, aí é necessário o plano B. Porém na vida com Deus ele Diz: EU SOU O CAMINHO. Não há possibilidade de outro! Não há estrada alternativa. O Senhor não aceita ser dividido. Ele é tudo o que eu preciso. É vai ou racha!!


Se os navios permanecerem no porto, é sempre uma opção voltar! Voltar a ser o que era! Voltar para o mundo, voltar ao passado, voltar é sempre uma tentação muito forte. Desistir diante das dificuldades é sempre instigante, principalmente quando nos falta a confiança de que Deus cuida de nós. Mas “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo…”. Fp. 3:13-14 


Muitas vezes somos colocados em situações que vão exigir posições de guerra, cabe a nós queimar os navios, ou fazer um churrasco dos bois. Porque vencer é através Dele, a rota de fuga é Nele, e Ele tem o poder te dar algo ainda melhor.


O general entendeu que não havia outra saída a não ser lutar e vencer e Elizeu percebeu que, após ser chamado por Deus, qualquer outra coisa seria insignificante. Quais os seus navios ainda permanecem no porto?                              


 


Deus abençõe, Pra Raquel Cordazzo Bartz

Enviar Comentário

Enviar Comentário

Últimos Artigos

Batismo: 17/11/2024 - Fotos

18/11/2024
Detalhes

Batismo nas Águas 01/09/2024

02/09/2024
Detalhes

Culto de Celebração - Aniversário do Pr. Luis 21/04/2024

22/04/2024
Detalhes

Batismo: 24/03/2024 - Fotos

25/03/2024
Detalhes

Festa das Células 2023

04/12/2023
Detalhes

Facebook